Contents
- 1 Quais as doenças que a depressão pode causar?
- 2 O que leva uma pessoa a ter depressão?
- 3 Que tipo de doença e a depressão?
- 4 O que a depressão pode causar no cérebro?
- 5 Como é o início de uma depressão?
- 6 Como saber se você está com depressão?
- 7 O que leva uma pessoa a ter câncer?
- 8 Quem tem depressão também sorri?
- 9 O que é a depressão atípica?
- 10 Qual Exame de sangue detecta depressão?
- 11 Como a depressão afeta a memória?
- 12 Qual parte do cérebro é responsável pela depressão?
- 13 O que acontece se não tratar a depressão?
Quais as doenças que a depressão pode causar?
Seja qual for a depressão, se não tratada adequadamente pode causar várias doenças. “As mais comuns são na parte cardiovasculares, osteo-articulares, diabetes mellitus e problemas da tireóide”, conta.
O que leva uma pessoa a ter depressão?
A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, como Prolopa, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo.
Que tipo de doença e a depressão?
Muitas vezes confundida com tristeza ou desânimo, a depressão não é um simples estado de espírito ou condição emocional que pode ser revertida por força de vontade. Depressão é uma doença psiquiátrica crônica multifatorial, que precisa ser corretamente diagnosticada e tratada.
O que a depressão pode causar no cérebro?
A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Como é o início de uma depressão?
Entre eles, um deve ser obrigatoriamente o humor deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos) ou a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas ao paciente. Os outros sintomas podem incluir alterações no sono, no apetite ou no peso, cansaço e falta de concentração, por exemplo.
Como saber se você está com depressão?
Quais são os sintomas da depressão?
- Alterações de peso (come muito ou come pouco);
- Mudanças no sono (dorme muito e continua se sentindo cansado ou insônia);
- Baixa autoestima;
- Sentimento de culpa;
- Pensamentos negativos e suicidas;
- Concentração e raciocínio baixo;
- Baixo desejo sexual;
- Irritabilidade;
O que leva uma pessoa a ter câncer?
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.
Quem tem depressão também sorri?
É bem indicado a psiquiatria e psicologia. Sim, pessoas com depressão conseguem rir. Porém, rir não é o mesmo que se sentir feliz. Expressa-se felicidade e tristeza de diversas formas, levar a sério um processo depressivo é o melhor caminho sempre.
O que é a depressão atípica?
Depressão atípica é um subtipo de depressão maior ou transtorno distímico que envolve vários sintomas específicos, incluindo aumento do apetite ou ganho de peso, sonolência ou sono excessivo, fadiga marcada ou fraqueza, humores que são fortemente reativos às circunstâncias ambientais, e sentindo-se extremamente
Qual Exame de sangue detecta depressão?
Apesar de toda a evolução, não existem exames laboratoriais ou complementares que possam dar o diagnóstico de Depressão. Os exames – sangue, urina, tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, etc – são necessários para diferenciar a Depressão de outras doenças.
Como a depressão afeta a memória?
A depressão e outras doenças psiquiátricas como síndrome do pânico, ansiedade generalizada ou transtorno bipolar são doenças que podem causar déficit de atenção e afetar o funcionamento dos neurotransmissores cerebrais, sendo uma importante causa para alteração da memória e, até, podem confundir-se com a doença de
Qual parte do cérebro é responsável pela depressão?
Áreas importantes do cérebro As áreas que desempenham um papel significativo na depressão são a amígdala, o tálamo e o hipocampo (veja a Figura 1). Pesquisas mostram que o hipocampo é menor em algumas pessoas deprimidas.
O que acontece se não tratar a depressão?
Uma depressão não tratada pode gerar graves consequências físicas, mentais, emocionais e comportamentais, como: aumento da probabilidade de comportamentos de risco, problemas de saúde, predisposição para o consumo de drogas, álcool entre outros.